Experiência de Implementação de um Protocolo de Ordem Causal


George Lima
Laboratório de Sistemas Distribuídos(LaSiD) - CPD/UFBA



Dois aspectos são de fundamental importância na construção de aplicaçães distribuídas confiáveis: ordenação de mensagens e tolerância a falhas. Ambos os aspectos são contemplados com o paradigma de comunicação em grupo, onde os processos são agrupados em conjuntos (grupos), e toda a comunicação envolve todos os seus elementos. Os protocolos de ordenação causal garantem que todos os elementos do grupo percebam os eventos sem violar a causalidade entre os mesmos, fornecendo assim suporte a várias aplicações, tais como CSCW, banco de dados replicados etc.

Vários protocolos de ordenação causal foram propostos na literatura, mas poucas referências, até então, apresentam dados relativos às respectivas implementações. Contudo, esse estudo tem fundamental importância, pois é extremamente útil avaliar as implementações em situações reais. Para fazê-lo é necessário estabelecer métricas adequadas e planejar um conjunto de experimentos responsáveis por colher amostras de dados que o caracterizem em diversas situações.

A palestra tem como objetivo apresentar o protocolo BCGcausal e descrever a metodologia utilizada para avaliá-lo. O BCGcausal é um protocolo de comunicação em grupo, que faz parte da plataforma BCG, a qual tem como objetivo fornecer um ambiente adequado ao desenvolvimento de aplicações distribuídas tolerantes a falhas.