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Tutorials The tutorials will be presented in Portuguese. Model-Driven Architecture (MDA) e Resumo: Desde 2000 a OMG (Object Management Group) vem continuamente definindo toda uma infra-estrutura para uma nova maneira de desenvolver software seguindo a iniciativa MDA (Model-Driven Architecture). Essa iniciativa visa aumentar a produtividade de software, concomitantemente a qualidade, e tem como idéia chave transformar o papel dos modelos de software. De meros esboços descartáveis a caminho de código, modelos passam a ser mais precisos e suficientemente detalhados para servir de base à geração automática de código fonte pela aplicação de transformações genéricas por ferramentas CASE. Tais transformações também podem ser usadas em diferentes tipos de aplicações, como na geração automática de casos de teste a partir de modelos, contribuindo para a viabilidade, produtividade, efetividade e confiabilidade em processos de teste, além de fornecer um vínculo entre o código e demais artefatos de desenvolvimento.
Fundamentos do Teste de Software Resumo:
O objetivo deste mini-curso é introduzir os principais conceitos da
área de teste e depuração de software. A primeira parte do
mini-curso discutirá conceitos básicos de testes como oracle, driver,
stubs (objetos mock) e suite de regressão.
Teoria da Computação, o Barbeiro e o Mentiroso
Abordagens Baseadas em Modelos para o Projeto de Sistemas Interativos Resumo: Este tutorial apresentará vários aspectos relacionados ao projeto e ao desenvolvimento de sistemas interativos baseados em conceitos como modelo e técnicas de modelagem. Na primeira parte do curso serão apresentadas as peculiaridades que diferenciam sistemas interativos de outros tipos de sistemas computacionais. Em seguida, serão apresentados os problemas que podem ser solucionados com uma abordagem baseada em modelos, em especial à especificação do comportamento do sistema e da interação com a aplicação. Para tanto serão utilizadas notações baseadas em máquinas de estado (tais como autômatos, StateCharts e redes de Petri). Uma série de exercícios será proposta para demonstrar como, a partir de um problema específico, modelar e implementar soluções baseadas em eventos. A segunda parte do tutorial é dedicada a aspectos associados à modelagem do usuário incluindo modelagem de suas atividades (através de modelos de tarefas) e de modelos de comportamento do sistema. A conexão entre os modelos de tarefas e de sistema será demonstrada através de exercícios práticos. |
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